Japão - 2009/2010 [Parte 1]

Hoje eu vou falar da viagem mais longa e diferente que eu já fiz até agora. Sou apaixonada pela cultura nipônica e graduada em Língua e Literatura Japonesa, então o Japão era um dos lugares que eu mais gostaria de conhecer! Me preparei para fazer um intercâmbio para aperfeiçoamento da língua e meu plano inicial era ficar por 6 meses, mas devido a algumas dificuldades de liberação no trabalho, tive que reduzir esse tempo para 2 meses e meio (12 semanas). Gastamos bastante tempo, a empresa de intercâmbio e eu, para organizar tudo e deu (quase) tudo certo!

Então viajei, no meio de novembro, para aquela semana em LA que já relatei aqui e, em seguida, para Tokyo! Foi um vôo relativamente curto, pois já estava na metade do caminho. Foram aproximadamente 10 horas até o aeroporto de Narita. Cheguei na imigração e já comecei a ficar nervosa quanto ao idioma, mas deu tudo certo. Passei em um caixa eletrônico e saquei algum dinheiro em ienes para os próximos dias. Lembro de ter pesquisado na época e o saque na ATM estava mais interessante do que as outras opções de câmbio.
Uma curiosidade sobre o Japão é que, diferente dos EUA, e até um pouco do Brasil também, o uso de cartão de crédito não é tão difundido quanto eu imaginava. Principalmente para cartões internacionais. Algumas lojas não aceitavam cartão internacional mesmo aceitando a mesmo bandeira (visa, por exemplo). Nos EUA, é possível usar crédito até nas máquinas de refrigerantes e snacks nas ruas. No Japão, às vezes até em redes de lojas maiores, principalmente lanchonete e restaurante, eu tive certa dificuldade de usar o cartão de crédito. Acabei me acostumando com jeito deles de valorizar até as moedinhas de ¥1 e usei bem mais dinheiro em espécie do que cartão. Bem diferente do que eu imaginava!
Monte Fuji, vista da janela do apartamento.
Enfim, voltando à minha chegada, meu amigo Val, que estava morando em Tokyo na época, foi me socorrer no aeroporto e me ajudar a chegar até a casa da família do homestay. Pelas normas da escola, eu era responsável por chegar até a casa deles, que ficava em Edogawa. Agradeço muito ao Val que me salvou ao falar com a família pra avisar que tinha chegado. Ao atender o telefone, travei e não consegui falar nada!! Primeiro vexame! hehe
Escolhi ficar numa casa de família ao invés de em dormitório porque imaginei que num dormitório só teriam estrangeiros e eu queria aperfeiçoar meu japonês, não o inglês hehe. Também imaginei que teria bem mais contato com o cotidiano do Japão morando numa casa família. E foi uma escolha muito acertada! Não sei se foi sorte, mas a família que me recebeu era maravilhosa! Era um casal jovem com dois filhos pequenos, uma menina de 3 anos e um menino que completou 2 anos enquanto eu estava lá. Me apaixonei pelas crianças, lindas demais!
Conhecer a família foi bem tranquilo, mas confesso que a minha cabeça já estava doendo com esse primeiro contato com o idioma. Mas depois daquela travada ao telefone, aos poucos fui me soltando e foi ficando mais fácil a comunicação. Cheguei à noite, então coloquei minhas coisas no quarto que separaram pra mim, recebi uma lista de regras da Eri-san (também a chamava de mama-chan por causa das crianças) e fomos jantar. A Yua, a menininha de 3 anos, estava bem empolgada com a minha chegada e já me chamava de irmã, mas o Towa estava mais tímido, só fizemos amizade depois. O jantar foi okonomiyaki, uma espécie de omelete, e estava muito bom! A Eri-san cozinhava muito bem! Depois disso, fui dormir e acordei às 4h da manhã completamente sem sono por causa do jetlag!

O segundo dia foi um feriado, então ainda não tive que ir para a escola. Passei o dia com a família e fizemos coisas cotidianas. Fomos ao mercado, comprei algumas coisinhas de uso pessoal, comemos fora, passeamos num shopping que eu não me recordo o nome e já estava ficando mais à vontade pra conversar. Aos poucos fui perdendo o medo de errar e isso foi bom!

No terceiro dia, me apresentei na escola para fazer a prova de nivelamento para saber em que turma eu ficaria. Nessa hora, eu percebi que era uma boa ideia ter revisado alguma coisa de gramática antes de viajar! hehe Fiquei na turma de nível correspondente a intermediário 1. Teria ficado melhor se tivesse estudado uns dias antes da viagem, mas gostei da turma em que eu fiquei. O pessoal foi muito simpático, apesar de eu ser a novata da turma. Eles já vinham estudando juntos há mais tempo e se conheciam, mas para minha sorte, me acolheram bem na turma =)
Gostei muito do ambiente escolar! A escola que escolhi para o intercâmbio era muito organizada e eu tinha aulas de conversação, gramática, kanji (caracteres japoneses) e redação. As aulas eram de segunda à sexta, das 13h às 17h. Me sentir novamente naquele clima de escola foi muito legal! (só eu pra gostar disso hehe)
Depois da aula, arrisquei um passeio nas proximidades da escola. Descobri que o Nippon Budoukan, famosa arena de artes marciais e casa de shows, ficava bem próximo de lá! A paisagem era linda, estava tudo com cores de outono, as folhas das árvores em tons de marrom já caindo das árvores! Fiquei encantada com a paz daquele lugar bem no coração da segunda maior metrópole do mundo!! Voltei pra casa e fui muito bem recebida por lá!
1- Eu, Yua-chan e Bandeira do Brasil; 2- Nippon Budoukan; 3- Vista da janela de dia; 4- Vista da janela à noite
Falando da casa, era um ambiente muito aconchegante! Era um apartamento de 2 quartos, com aproximadamente uns 50 a 70m², muito novinho e arrumadinho. Ficava no 14º andar de um prédio bem moderno e tinha uma vista linda da janela, tanto de dia quanto de noite! Dava para ver a queima de fogos da Tokyo Disney de lá!! E em dias com clima bom, também era possível ver o Monte Fuji!!A decoração era bem ocidental, exceto pela ausência de camas, mas dormir em futons é bem confortável. Tinha o banheiro dividido: local de banho e ofurô eram separados do lavabo que era separado de onde ficava o sanitário. Muito prático e higiênico, acho que deveria ser assim aqui também! Meu quarto tinha um espaço bom e uma vista linda, assim como a da sala =)
 A sala era ampla e a cozinha era estilo americano, dividida por um balcão. A mama e o papa disseram que gostavam assim porque com tudo aberto, a família tinha mais contato entre si. Falando neles, são um casal muito fofo, bem diferente do que eu esperava! Mas acho que famílias que estão dispostas a receber intercambistas em casa já têm um pensamento diferente do comum. Perguntei pra eles o motivo de terem começado a receber intercambistas em casa e eles me responderam que foi para que as crianças tivessem a oportunidade de conhecer pessoas de várias culturas e crescerem com o pensamento de que todas as pessoas são iguais, independente de característica física ou país de origem. Achei essa resposta genial. Realmente são pessoas especiais.

Nessa primeira semana, depois da aula, também fui conhecer a Tokyo Tower com meu amigo Val, mas cometi o erro de levar minha câmera sem o cartão de memória, então nem registrei nada dessa visita, uma pena! Mas valeu demais o passeio! A Tokyo Tower é enorme, é uma réplica maior do que a original, a Torre Eiffel!! Passeamos debaixo dela e depois subimos para o mirante, onde teve show de uma artista que agora não me recordo o nome. Ficamos admirando a vista, tentando adivinhar o que ficava para que lado, muito legal! =)

O primeiro fim de semana foi muito bom! No sábado, saí com a Eri-san e passeamos por Akihabara, bairro famoso pelos eletrônicos e produtos nerd/geeks. Conheci a loja que se tornou uma das minhas favoritas, a Book Off. Originalmente uma rede de sebos, depois passou a vender vários tipos de produtos, principalmente CDs e DVDs! Coisas que você nunca vai se arrepender de comprar usadas no Japão são CDs e DVDs!! No dia seguinte ao lançamento, já existem cópias usadas disponíveis nessas lojas! Tudo muito novinho, sem danos! É impressionante!! Consegui comprar muitos CDs e DVDs originais por um preço incrivelmente baixo. Achei que valeu muito à pena. Sempre que eu via uma Book Off nova, tinha que entrar para garimpar! hehe
Depois de Akihabara, fomos para Roppongi, um bairro de classe alta cheio de lojas de grife. Tudo muito bonito!! A cidade estava toda decorada para o natal, e esse lugar, em especial, estava com uma decoração incrível, das mais lindas que eu já vi! Visitamos o canal de TV Asahi, visitamos lojas, tiramos fotos com o papai noel.. um passeio muito agradável!! =)

Viagens, Dicas, Relato, Japão, Tokyo, Japan, Toquio, Tower, Roppongi
1- Rua próxima de casa; 2- Aniversário do Towa-kun; 3- TV Asahi -; 4- Tokyo Tower
E no domingo, eu realizei um grande sonho de fã: fui assistir ao show especial de 10 anos da banda Do As Infinity no Budoukan! Essa é a minha banda favorita há anos e foi uma experiência inesquecível. Caso alguém tenha curiosidade de saber como foi o show, eu fiz um relato no MugenDAI, site dedicado à banda que eu e amigos criamos: http://mugendainouta.livejournal.com/12954.html

E então, aos poucos, a minha vida foi criando uma rotina. Passava a manhã com a mama e as crianças, ia para a aula à tarde e à noite, caso o clima estivesse bom, eu ia conhecer algum lugar. De casa até a estação do metrô era uma distância de aproximadamente 10 minutos à pé! O caminho era lindo, super arborizado, e tinha várias lojinhas legais! No meu pacote de hospedagem, estava incluso o café da manhã e a janta em casa, porém o almoço era por minha conta. Como o café e a janta costumavam ser refeições bem servidas, às vezes tinha onigiri (bolinho de arroz) no café, eu costumava comer uma "besteira" comprada numa loja de conveniência no almoço ou experimentar o karê-raisu (arroz com curry, prato de origem indiana que os japoneses adoram) de algum restaurante que eu encontrava no caminho. Adoro Karê! Comia sempre que tinha oportunidade!! Também era a comida com o tempero mais forte que tinha por lá, dava pra matar um pouco da saudade da comida do Brasil hehe
Como fazia muito frio à noite, às vezes eu achava melhor sair mais cedo para a escola e fazer uma visita à Akihabara, que ficava no trajeto entre a minha casa e a escola. Era muito prático ir para lá, e como eu adoro eletrônicos, figures e afins, Akihabara se tornou meu local favorito para passear! =)
Mas também fui à Shinjuku, Shibuya, e todos os lugares mais famosos de Tokyo. Às vezes sozinha, às vezes com a Eri-san, às vezes com meu amigo Val. Eu gostei muito dessa experiência de sair andando à pé pela cidade conhecendo cada lugar com bastante atenção. =)
Viagens, Dicas, Relato, Japão, Tokyo, Japan, Tokyo Dome, Square Enix Showcase, Akihabara, Harajuku
1- Carrossel no Tokyo Dome City; 2- Square-Enix Showcase; 3- Harajuku; 4- Akihabara
No segundo fim de semana foi o aniversário de 2 anos do Towa-kun. Nessa época nós já estávamos bem entrosados! Eu brincava bastante com as crianças e tentava conversar com elas o máximo que eu conseguia. Pelas regras do intercâmbio, eu tinha que colaborar em casa como integrante da família, mas a mama preferia fazer praticamente tudo sozinha. Então sempre que ela estava ocupada com alguma coisa, eu tentava ajudar brincando e distraindo as crianças, pra ajudar =)
A festinha do Towa foi só entre nós mesmo. Os japoneses não tem hábito de dar festonas de aniversário como acontece no Brasil. Mas mesmo assim, a mama decorou a casa com balões, enfeites, comprou guloseimas e eu fiz brigadeiro para gente comemorar!! E eles gostaram de brigadeiro!! =)
Eles também montaram uma árvore de natal pela primeira vez só porque eu passaria o natal com eles. Achei lindo isso!! =)
No domingo de manhã, fui com a mama para Harajuku, que ela queria vistar uma feira de fim de semana. E mais tarde, fui novamente à um show do Do As Infinity. Foi uma apresentação de graça em um shopping em Roppongi. Aproveitei que era de graça e convidei a mama e o Val para irem comigo. Apesar de ter sido uma apresentação curtinha, foi muito boa e eu fiquei bem pertinho do palco! =)

Nos dias seguintes, aproveitei que o clima estava bom para conhecer o Tokyo Dome City, um complexo comercial onde fica o Tokyo Dome, famoso campo de basebol e casa de shows, que tem várias lojas e restaurantes, além de ter também um parque de diversões!! Também voltei à Tokyo Tower, dessa vez de dia, para tirar as fotos que deixei de tirar da primeira vez. Aproveitei a empolgação para andar por lugares novos e fui procurar a loja da Square-Enix, empresa desenvolvedora dos jogos de videogame Final Fantasy, entre outros. Como sou fã da série, queria muito conhecer essa loja e valeu a procura! A loja deles é apaixonante, cheia de colecionáveis da série!! Comprei alguns para mim, é claro!

Num dia à noite, fui com o Val conhecer o prédio da prefeitura de Tokyo. Nesse dia, passeamos por Shinjuku e depois fomos para a prefeitura, que era relativamente perto da estação. Gostei muito de lá!! O mirante da prefeitura era mais alto do que o da Tokyo Tower e era de graça, muito bom!! Além da feirinha com lembrancinhas, que vc não consegue resistir e tem que comprar alguma coisa! =)
Outro passeio que fiz por esses dias com o Val, foi ao bairro Asakusa, que tem um estilo mais tradicional e é onde fica o famoso templo Sensoji e o portão Kaminarimon!! Comemos takoyaki (bolinho de polvo) na feirinha do templo, comprei lembrancinhas e, depois do passeio, fomos numa ramen-ya, restaurante de lámen. Nesse dia fez muito frio, então o ramen foi uma ótima escolha, com seu caldinho quentinho! Adoro! =)

No terceiro fim de semana, a família do homestay me convidou para irmos ao zoológico. Fomos ao Ueno Zoo, onde antigamente tinha um urso panda, mas infelizmente ele já morreu. Foi um dia muito agradável. Almoçamos fora e depois fomos para o Ueno Kouen, parque famoso na época das cerejeiras. É um lugar muito lindo e arborizado! Uma pena eu ter ido embora antes de abril, quando acontece o hanami (literalmente, "olhar as flores"). É nesse parque que fica o zoológico. Passeamos, vi vários bichos que nunca tinha visto, como urso polar, flamingos, cangurus, pinguins, etc. O zoológico era muito organizado e bonito! E as crianças adoraram o passeio!! Depois de passear no zoológico, ainda no parque, procuramos um museu que a mama queria me apresentar. Mas infelizmente, no dia que fomos, o museu estava fechado. Uma pena! Mas foi um ótimo dia em família =)
Viagens, Dicas, Relato, Japão, Tokyo, Japan, Ueno, Zoo, Sensoji, Asakusa, Prefeitura
1- Pinguins no Ueno Zoo; 2- Flamingos; 3- Pagoda no Sensoji; 4- Prefeitura de Tokyo
Uma certeza que eu tenho é que a família que me hospedou é muito especial. Tive muita sorte de ter sido escolhida para ficar na casa deles. Quando viajei, eu tinha a suspeita de que estava grávida mas ainda não tinha confirmado. Devido alguns temores, não falei do assunto com ninguém até já estar na casa deles. A Eri-san me levou a um médico, onde foi confirmada a gravidez. Acredito que tenha sido uma surpresa muito grande para eles descobrir que a intercambista estava grávida, mas eles me acolheram ainda mais depois da notícia. Sou eternamente grata à eles por tudo!

Essa confirmação mudou muito meus planos de viagem durante a estadia no Japão, mas deixarei para falar mais sobre isso no próximo post, onde falarei da segunda parte da viagem: festas de fim de ano e o segundo mês em Tokyo! Até lá! =)

4 comentários:

  1. Meu coração transborda de alegria com seus relatos de realização de sonhos.. Parabéns minha filha. Espero, com muita fé, que você continue realizando não apenas seus sonhos, mas o de todos nós. Beijos

    ResponderExcluir
  2. Dan... li tudo numa tacada só!
    Tô adorando ler seus relatos, dá uma sensação boa.

    Vc tem razão em falar que andar com calma pelos lugares é bom, eu senti isso em Londres...

    E vai soar mto louco eu querer dar um big-hug na sua família nipônica? Pq eles são MTO fofos, não aguento. XD~

    =***

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pela visita, Nina ^_^
    Eu gostei muito dessa experiência de ficar muito tempo num lugar.. mas ao mesmo tempo que podemos aproveitar com calma, no meu caso, acho que negligenciei muita coisa justamente por essa sensação de "ainda tenho muito tempo" e deixei muita coisa por fazer.. mas pretendo voltar lá de novo e fazer o que ficou faltando! =)

    =***

    ResponderExcluir