Japão - 2009/2010 [Parte 2]


Continuando com o relato (leia a primeira parte), no ponto que parei de escrever, já fazia um mês que eu tinha chegado ao Japão. Com a aproximação das festas de fim de ano e com a confirmação da gravidez, eu confesso que bateu um certo desânimo em mim. A família do homestay me acolheu muito bem, mas o fato de estar longe da minha família, do Tk e das pessoas mais próximas, tirou um pouco do brilho do momento. Tive quatro semanas de recesso da escola, onde a minha intenção original era viajar para outras cidades, como Kyoto, por exemplo. Mas como eu estava com as atividades limitadas, esquiar, etc, por causa da gravidez, e também não estava muito disposta a viajar sozinha, acabou que desanimei e não viajei para lugar nenhum. O que mais me estimulava a sair de casa era o fato do almoço não estar incluso no pacote de hospedagem, então eu acabava me forçando a sair para algum lugar.

Um dos poucos passeios que fiz com o pessoal da minha turma, foi nessa época de recesso escolar. Uma parte do pessoal estava indo embora, então fizemos uma despedida. Fomos num restaurante chamado Jyojyo En, em Takadanobaba, que tinha rodizio de yakiniku, uma espécie de churrasco japonês. O legal desse restaurante é que eles trazem as carnes, legumes, etc, já fatiados e nas mesas têm um fogareiro onde nós mesmos colocamos a comida para assar. Além disso, vem uma variedade de molhos para temperar. Parece muito com um "fondue assado", muito gostoso. =)

Outro passeio legal foi um convite que a mama me fez de ir na confraternização de fim de ano do trabalho dela. Ela trabalhava como professora de inglês numa creche perto de casa. Foi uma experiência bem interessante interagir com pessoas novas numa ocasião tão específica =)
Todos foram muito simpáticos comigo e quando falei que era do Brasil, logo vieram com referências como futebol, carnaval e uma não tão óbvia assim, mas muito querida por mim: Ayrton Senna!! Gostei muito de terem falado dele =)
Um diferencial da noite foi o cardápio, que foi comida coreana!! Foi a primeira vez que comi comida coreana, tirando o kimchi, que os japoneses adoram e eu comia de vez em quando na casa do homestay. Eu nem tive coragem de perguntar o que era que eu estava comendo, mas parecia ser um ensopado de carne com batata, bem temperado! O gosto agradou hehe
Viagens, Dicas, Relato, Japão, Tokyo, Japan, Daibutsu, Kamakura, Rainbow Bridge,
1- Véspera de natal; 2-Daibutsu, em Kamakura; 3-Rainbow Bridge; 4-Countdown com Do As Infinity
Mas o que salvou meu fim de ano foram os meus amigos da UnB que, felizmente, estavam em Tokyo nas semanas do natal e do ano novo. Graças ao Val, ao George e ao Yuri, tive momentos muito bons no fim do ano =)
Na véspera natal, nós pretendíamos ir ao karaokê, mas mudamos o plano e fomos ao cinema! Assistimos Avatar num cinema em Roppongi e depois passeamos pela cidade! Foi uma experiência interessante assistir um filme americano com legenda em japonês hehe. Uma curiosidade sobre o natal no Japão é que não é uma data familiar, como para nós cristãos. Eles absorveram somente a parte comercial da data e o dia tomou forma de um segundo dia dos namorados. Nós só víamos casais nas ruas e, inclusive, decoraram a Tokyo Tower com coração!! Foi meio estranho ver isso, eu confesso hehe
Quando cheguei em casa, já estava meio tarde e todos tinham ido dorrmir, mas tinham presentes me esperando na porta do meu quarto!! Adorei!! =)
De manhã, entreguei os presentes que tinha comprado para a família e comemos panetone da Bauducco que eu achei numa casa de importados numa das minhas andanças pela cidade!! Foi muito bom poder dividir das coisas que eu gosto no natal com a família japonesa =)
Mais tarde, fomos o Val, George, Yuri e eu para uma cidade chamada Kamakura, que já foi capital do Japão há quase mil anos atrás!! Pegamos o trem e foi uma viagem de aproximadamente 1 hora de duração. A vista era interessante, se transformando de uma grande capital pra uma paisagem que remetia ao Japão antigo, com casinhas baixas e lindos jardins.
A cidade de Kamakura estava muito tranquila. Caminhamos pelas ruas, olhando os templos. É muito gostoso visitar templos, eles nos passam muita paz! E Kamakura é cheia deles, nem me lembro o nome do que visitamos e não consegui descobrir posteriormente pelas fotos que tirei, uma pena. Depois do templo, fomos visitar o Daibutsu, a estátua de Buda de 13m de altura!! Impressionante vê-la de perto! Depois da visita ao Daibutsu, tentamos ir em outro templo, mas já estava escurecendo e o templo estava fechado, e decidimos, então, voltar para Tokyo. No caminho de volta para estação, paramos numa ramen-ya bem legal! Basicamente o espaço dela era a cozinha e o balcão onde os clientes se serviam, e só! E era somente um senhor que preparava os pratos. Parecia uma daquelas que vemos em filmes japoneses de época, ou em animes, muito divertido!

No dia seguinte, nos encontramos para andar no parque Yoyogi, em Shibuya. A intenção do pessoal era visitar o templo de lá, mas eu acordei atrasada e perdi essa parte do passeio. Andamos pelo parque, encontramos pessoas fantasiadas posando para fotos, comum em fins de semana por lá. Fotografei vários corvos tomando banho num lago. Corvos em Tokyo são como pombos por aqui, tem pra todo lado!! A diferença é que eles são enormes e fazem um barulho assustador!!
Depois fomos para a área central de Shibuya, onde tem a estação, aquele cruzamento famoso e a estátua de Hachiko. Na estação, encontramos um Café que vendia pão de queijo e compramos para matar a saudade de comida do Brasil. O pão de queijo não era grande coisa, mas quebrou o galho um pouquinho hehe

Três dias antes da virada do ano, fomos conhecer o Palácio Imperial. Na verdade, só andamos em volta dele, porque para entrar teríamos que ter agendado previamente ou esperar as duas únicas oportunidades que ele abre ao público por ano: no segundo dia de ano novo ou no aniversário do imperador. Foi um passeio legal, fizemos uma boa caminhada. Descobri que o Palácio Imperial ficava muito perto do Budoukan, consequentemente perto da minha escola! Acho que explorei pouco aquela região! Enfim, mesmo passando só por fora do Palácio, valeu a pena a visita! Depois paramos para um lanchinho e comemos cheese kareman (um "bolinho" recheado com karê e queijo), um dos meus favoritos pra lanche da tarde, muito gostoso!
Viagens, Dicas, Relato, Japão, Tokyo, Japan, Odaiba
Odaiba
No dia seguinte, a família do homestay me convidou para um passeio em Odaiba, uma ilha artificial bem moderna. Fomos até o Porto de Tokyo e de lá fomos de balsa até a ilha. Muito legal o passeio de balsa! Passamos ao lado da Rainbow Brigde, que à noite tem uma iluminação com cores lindas, mas de dia é branca mesmo hehe

Viagens, Dicas, Relato, Japão, Tokyo, Japan, Odaiba, Tv Fuji
TV Fuji
Chegando em Odaiba, nos dirigimos para o prédio da TV Fuji, onde passeamos pelo museu que tem lá!! O museu fica dentro do próprio prédio onde eles fazem as gravações dos programas, então pudemos ver alguns sets de filmagem sendo montados, além de vários materiais de gravação sendo expostos! Adorei esse passeio!! =)
Perto da TV Fuji, tinha um shopping chamado Aqua City. Ia ter um show de luzes que parecia interessante, e até o horário de começar, ficamos passeando vendo as lojas. Lá tinha uma Disney Store e é claro que eu perdi um bom tempo lá olhando coisinhas!! O mais divertido foi encontrar inesperadamente o Val lá dentro da loja!! Nunca pensei que encontraria um amigo acidentalmente num lugar como Tokyo!! Às vezes, nem em Brasília eu encontro conhecidos na rua facilmente hehe
Depois fomos lá ver o show de luzes e foi muito lindo! As crianças ficaram encantadas, e eu também! =)

Na véspera de ano novo, fui para o Countdown Live do Do As Infinity, em Shinagawa!! Achei que o lugar era mais longe do que eu pensava e acabei chegando muito cedo. O bom foi que logo que cheguei já comprei as goods do show que eu queria antes delas esgotarem. O show foi num casa de show dentro de um hotel, daí fiquei passeando por lá. Tinha um mini parque de diversões lá, com carrossel, aquário, etc, daí consegui me distrair por num bom tempo. Uma besteira que eu fiz foi deixar logo minhas coisas num armário alugado, porque não poderia levá-las comigo para dentro da casa de show. Era um dia bem frio, até parei pra beber algo quente num Café, mas como era ambiente fechado estava dando pra aguentar bem. O problema foi quando começaram a formar a fila pra entrar, que era do lado de fora. Quase virei picolé!! hehe
Depois de entrar, a temperatura ficou boa de novo e então foi só comemorar!! Foi uma das melhores viradas de ano que já tive!! O show foi sensacional!! Infelizmente, desse show eu não fiz o relato, quem sabe um dia eu faço!!

Viagens, Dicas, Relato, Japão, Tokyo, Japan, kanji, shodo
"Sonho"
Na manhã de ano novo, a família japonesa começou a seguir as tradições do Oshougatsu, ano novo em japonês. Lá o ano novo seria como o nosso natal, mais familiar e com um significado mais espiritual. Fizemos o kakizome (literalmente, primeira escrita), onde escrevemos num papel a palavra que represente o que desejamos para aquele ano. A mama escreveu "Amor", o papa escreveu "proibido fumar" (com a intenção de parar de fumar) e eu escrevi "sonho", minha palavra predileta!! Depois fomos aproveitar o hatsu-uri (primeira venda), não me lembro mais o que comprei. Tudo que eles fazem no começo do ano é "hatsu"(primeiro) alguma coisa, chega a ser divertido =)

No segundo dia do ano, Yuri, George, Val e eu fomos visitar o Palácio Imperial, que dessa vez estava de portas abertas =)
Cheguei meio atrasada de novo e perdi a aparição do Imperador, mas eu estava mais interessada em ver os jardins e a arquitetura do lugar, então seguimos com o passeio!! Depois, paramos numa ramen-ya para almoçar! Bom demais!!
E então, levamos o Yuri para a estação de trem, pois ele voltaria para a cidade onde ele estava residindo no Japão, Nagoya, se não me engano.
Viagens, Dicas, Relato, Japão, Tokyo, Japan, palacio, imperial, kookyo
Palácio Imperial
Ultimo passeio que fiz com o George, foi um show comemorativo de 10 anos de uma banda de metal chamada Onmyouza! Foi numa casa de show que fica no Tokyo Dome City. Fomos o George e eu, sentados na arquibancada, e o Val lá na arena, pulando com todo mundo! Foi um ótimo show!! Não acompanho muito de perto essa banda, mas gosto muito de várias músicas deles!! O que me impressionou nesse show foi a duração: acho que passou de 4h, e metade desse tempo foi o baixista, líder da banda, tagarelando!! Nunca vi ninguém falar tanto num show hehe
Foi uma experiência diferente assistir um show de metal sentada na arquibancada, longe da bagunça! Mas foi proveitoso também =)

Aproveitando os últimos dias antes de voltarem as aulas, fui conhecer mais alguns lugares que eu sempre quis ir!! Fui até Ikebukuro, pra tirar foto do Sunshine 60, um prédio que aparece num mangá que eu adoro chamado X 1999. Depois passeei pelo bairro, cheio de lojas de eletrônicos e outras lojas legais!! Em outro dia, fui para Akihabara ver a exposição do Yoshitaka Amano, artista que faz as imagens conceituais do jogo Final Fantasy. Foi linda a exposição dele!! E teve palestra e tudo mais. Uma coisa legal do Japão é que se você se inscreve previamente pela internet para alguns eventos, eles te dão várias regalias, como pular a fila e brindes, tudo de graça!! =)
Para completar o passeio nerd, depois de ver a exposição, fui passear pelas lojas de eletrônicos de Akihabara e encontrei um PSP edição limitada de Final Fantasy - Dissidia, branco, coincidentemente estampado com uma das ilustrações do Yoshitaka Amano, lindo, exposto numa vitrine!! Nem pensei direito e comprei, afinal esse modelo já estava esgotado em praticamente todos os lugares!! Não me arrependo até hoje desse impulso, ele é lindo demais!!

Outro lugar que eu sonhava em conhecer era o Museu do Estúdio Ghibli, estúdio de animação japonesa que eu adoro!! Reservei a visita pela internet uns dias antes e fui para lá de trem. O Museu fica em Mitaka, num lugar bem afastado do centro de Tokyo. Chegando na estação, fui me guiando pelas placas pra saber que direção tomar e o que me chamou a atenção é que todas as placas indicativas eram temáticas, muito fofas!! Foram uns 15 minutos de caminhada da estação até o Museu e assim que se chega lá, o Totoro, personagem mais famoso do estúdio, está nos esperando na recepção!! O ambiente do museu era muito agradável, como uma casa antiga cheia de relíquas. Na verdade, aquele lugar realmente se parece com uma casa, como eu imaginaria a casa do Hayao Miyazaki, criador do estúdio. Os objetos expostos eram distribuídos em quartos, cada um focado num tema. Pelos corredores tinham vários armários e prateleiras com storyboards, miniaturas de personagens e até algumas células de acetato encadernadas para que a gente pudesse experimentar passar as folhas e ver a magia da animação!! Fiquei completamente apaixonada por aquele lugar! Demorei horas explorando cada coisinha!! Uma pena é que não podia tirar fotos lá dentro, só das áreas externas.
Além dessas atrações, tinha também um Nekobus gigante, de pelúcia, para as crianças brincarem!! lindo demais!! E no terraço tinha o robô do filme Laputa (leia-se láputa), em tamanho real. Lindo também!! No fim do passeio tinha o Café, para fazer um lanchinho e em seguida a lojinha, é claro!! perdi horas tentando decidir o que comprar, tinha tanta coisa linda lá!! Posso dizer com facilidade que foi um dos melhores passeios que fiz nessa viagem =)
Viagens, Dicas, Relato, Japão, Tokyo, Japan, Ghibli, Museum, Akihabara
1, 2 e 3 - Museu do Estúdio Ghibli; 4- Exposição do Yoshitaka Amano
Teve um dia em que eu fui ao karaokê com a mama e as crianças!! Foi um dia de folga na escola e passamos a tarde cantando num karaokê perto de casa! Foi muito divertido!! Descobri que a mama gostava de algumas músicas de j-rock (rock japonês) que eu gosto também, e as crianças cantaram músicas da abertura dos desenhos que ela gostavam, fofo demais!! =)
A mama disse que adorava karaokê, mas como o papa não gostava tanto, ultimamente ela não ia muito mais.
Outro passeio que fizemos juntas, foi uma festa internacional, que ela recebeu o convite por email. Foi uma noite no mínimo engraçada. Fomos para o local da festa, que tinha a proposta de se fazer amigos estrangeiros, e ao chegar no local estranhamos um pouco pelo fato de ser uma boite com o som muito alto. Quem iria fazer amizade com um som daqueles, né? No fim, a festa não fomo como imaginávamos, mas conhecemos algumas pessoas legais, mas não me lembro o nome delas. O divertido foi descobrir que a mama adorava dançar e umas das músicas que ela mais gostava era Aserehe (versão original), que ela disse ter ouvido quando fez intercâmbio para Austrália! Como o mundo é curioso, não é? hehe

Teve um dia que fiz um passeio somente com meu amigo Val. Fomos para o Shinjuku Gyoen, um parque muito bonito!! Era um dia ensolarado, mas bastante frio. Na verdade, era bem comuns os dias assim nessa época em que eu fui: o céu estava lindo, o sol brilhava, mas a temperatura era baixa! Enfim, passeamos pelo parque, onde vimos um laguinho congelado e gelo no chão!! Isso foi o mais próximo de neve que eu cheguei, infelizmente. Mas foi uma tarde muito agradável, onde conversamos sobre nossas vidas, nossos planos para o futuro, expectativas, etc. Coincidentemente nós nos tornamos pais mais ou menos na mesma época. O filhinho dele nasceu 6 meses antes do meu!! Então foi uma tarde de reflexão, num lugar muito bonito e inspirador. Também fomos em Ueno, visitar a feira de lá. Foi um passeio breve, mas valeu por termos encontrado uma loja cheia de produtos nerds, mais completa até que várias lojas de Akihabara, e também pela visita ao Hard Rock Café! Comprei uma blusa da Hard Rock + Hello Kitty muito fofa =)

Faltando pouco mais de 2 semanas para eu voltar para o Brasil, tive uma ultima oportunidade de ver uma apresentação da minha banda favorita, o Do As Infinity. Tive a sorte deles lançarem um single novo no período em que eu estava lá e por causa desse lançamento, eles fizeram um evento especial: quem comprasse o novo single num dia específico, numa loja específica, ganharia um ingresso para cumprimentá-los no dia do show!! Então, como boa fã, me organizei para fazer tudo direitinho e consegui o ingresso =)
No dia, cheguei cedo e consegui um bom lugar para ver a apresentação! Eles tocaram as 4 músicas do single, Kimi ga Inai  Mirai, Fukai Mori, Shinjutsu no Uta e Rakuen. Dessas, somente a primeira era inédita, as outras estavam no single por todas fazerem parte da trilha sonora de um anime chamado Inuyasha. O diferencial da apresentação foi eles terem tocado as música em versão acústica. Ficou muito lindo!! Eu tentei gravar o áudio escondido, mas a pilha da minha câmera acabou. Punição por fazer coisa errada hehe
Depois da apresentação, organizaram a fila para irmos lá cumprimentá-los. Foi , com certeza, um dos pontos altos da viagem também!! Pena que foi muito breve, mas ter essa oportunidade de estar perto dos seus ídolos e poder dizer o quanto os admira e receber um sorriso de volta, não tem preço =)
Depois de cumprimentá-los, fiquei assistindo as outras pessoas da fila fazerem o mesmo, foi então que notei que vários japoneses estavam fotografando, o que era proibido. Mas já que os próprios japoneses não estavam seguindo suas regras, "espremi" o pouco que restava da pilha da câmera e aproveitei para tirar algumas fotos também!!
Pouco depois, eles se despediram e se retiraram do palco. Vi várias pessoas os seguindo enquanto eles iam embora protegidos pelos seguranças. Não sei bem o porquê, mas ao ver essa cena, me bateu uma certa melancolia. Foi como se a ficha estivesse caindo. Aquela seria a ultima vez que nos encontraríamos, minha viagem estava chegando ao fim.

E então, eu finalmente fiz o passeio que eu imaginava que seria o primeiro que faria no Japão e acabou que quase foi o ultimo: ir à Tokyo Disney!!
Pesquisei um pouco sobre o parque antes de ir, e percebi que a Tokyo Disney, de fato, seria muito parecida com o Magic Kingdom, de Orlando, e a Disneyland, da Califórnia, que eu já tinha visitado naquele ano, então decidi conhecer o Disney Sea, o outro parque da Disney que tem por lá, que tem uma temática diferente dos demais. O Val aceitou ir comigo nesse passeio e quando fomos comprar o ingresso, descobrimos que tinha uma promoção para estudante e tivemos desconto de 50% no ingresso, demos sorte!! =)
O Disney Sea era uma gracinha!! Achei muito divertido ver as princesas com traços orientais hehe
Visitamos as atrações, comprei um monte de bobagens, como sempre! Lá tinha muitas coisas diferentes pra vender e esse foi o único parque, que eu me lembro, que tinha uma parte voltada para Aladdin! Aproveitei para comprar uma lâmpada do Gênio pra mim! =)
Assistimos ao show aquático The Legend of The Mythica!! Lindo!! Esse show foi de dia. Parece que por causa das condições climáticas da época, o parque não tinha atrações noturnas.
Devo dizer que gostei muito desse parque!! Não era tão grande, mas tinha personalidade e aquela magia que só a Disney tem!! =)
Viagens, Dicas, Relato, Japão, Tokyo, Japan, Tokyo Disneyland, Disney
1, 2 e 3- Tokyo Disney Sea; 4- Encontro com o Do As Infinity
epois disso, só tiveram mais dois grandes acontecimentos na viagem. O primeiro foi a apresentação da Yua na escola. Foi a coisa mais linda de todas!! Imagine aquele monte de criancinhas japinhas fofinhas dançando e cantando!! Me derreti toda!! hehe
Foi uma ótima recordação de família =)

E teve também o imprevisto que surgiu no fim da viagem. A empresa de intercâmbio, no Brasil, só notou nos últimos dias que tinha marcado o meu vôo de volta no dia errado!! Pelas regras da escola japonesa, eu deveria sair do homestay no sábado e eles marcaram meu vôo de volta para o domingo!! A remarcação sairia por U$200, se não me engano, por ser um dia só de diferença, não compensava trocar. O que pensei em fazer foi esconder isso da família, marcar um hotel e ir embora no dia combinado, mas não consegui mentir pra eles e acabei dando mais esse trabalho, depois de toda essa história de gravidez!! Eles não me deixaram ir para um hotel, é claro.
Como agradecimento, no sábado, decidi levá-los para uma churrascaria brasileira por minha conta. Para minha surpresa, ir num rodízio de churrasco brasileiro lá é mais barato do que aqui em Brasília, vai entender!! Pretendia levá-los na Barbacoa, mas eles acharam o lugar muito longe e difícil de ir com as crianças, daí fomos numa outra que ficava em Asakusa. Foi como uma festa de despedida, então convidei meu amigo Val também!! Era bem simples a churrascaria, mas muito bem servida! Além do churrasco, com com vários cortes nobres, também tinha um buffet com um pão de queijo muito gostoso e várias comidas típicas brasileiras, além de guaraná, que eu aproveitei pra guardar a latinha escrita em japonês como lembrança!! A família gostou muito da comida, mas pela falta de costume, acabaram comendo demais do buffet e não conseguiram comer muito das carnes. Um comentário engraçado que fizeram foi que acharam estranho tudo ser temperado com alho hehe
Viagens, Dicas, Relato, Japão, Tokyo, Japan, churrascaria
Despedida na churrascaria
No domingo, tive a feliz surpresa de receber um presente de despedida da família. Eles fizeram um álbum de fotos personalizado para mim, quase um scrapbook, com as fotos que tiramos durante a minha estadia na casa deles. Foi aí que não aguentei e já comecei a chorar. Amei o presente, lindo demais!!
E eles ainda me levaram para almoçar num restaurante tradicional japonês, onde comemos uns sushis maravilhosos e outras comidinhas tradicionais, uma delícia. Depois disso, o papa e as crianças me levaram até o ponto onde eu pegaria o transporte para o aeroporto. Ao me despedir da mama, me emocionei novamente e agradeci por todo apoio que tive dela nesse tempo que fiquei lá!
Fiquei brincando com as crianças, esperando o horário do meu ônibus. Acho que elas só entenderam que eu estava indo embora quando entrei no ônibus para o aeroporto, daí começaram a chorar também, foi de partir o coração. E então fui para o aeroporto, fiz meu check in, e dei um passeio pelas lojas procurando coisinhas pra gastar meus últimos ienes.
O vôo de volta foi bem tranquilo, fez escala em Dallas e então cheguei em São Paulo. Peguei meu vôo para Brasília e a primeira notícia que tive do Japão quando acessei a internet, foi que tinha nevado em Tokyo exatamente no mesmo dia em que fui embora!! Mas que maldade comigo, hein?? hehe

E, muito resumidamente, foi assim a minha viagem até o Japão. Tive momentos únicos, dos quais nunca me esquecerei. E apesar da loucura da confirmação da gravidez no meio da viagem, tudo correu muito bem e não me arrependo de nada!!
E a próxima viagem que relatarei aqui já terá a participação desse pequeno aventureiro que ainda estava se formando!! Aguardem =)

4 comentários:

  1. Parece que foi uma viagem muito boa princesa. Prometo te levar lá de novo.

    ResponderExcluir
  2. Seria ainda melhor se vc estivesse lá comigo! Adoraria te mostrar cada um desses lugares ♥

    ResponderExcluir
  3. Nevou qdo vc saiu de lá pq o Japão ficou triste que vc foi embora... como estava mto frio, as "lágrimas" congelaram e, tadan! Neve... xD

    Vá, é mais legal pensa assim, ne?

    Engraçado como lendo a "parte 2", me recordei de muitas coisas semelhantes qdo fui pra Londres... *como tomar café pra espantar o frio, enquanto matava o tempo*

    Dan, o dia que eu conseguir ir p/ lá, te levo na mala como guia. E ai vamos até Kyoto tbm! /o/

    =***

    ResponderExcluir
  4. Adorei o seu ponto de vista, Nina!!
    e seria ótimo se a gente fosse, hein? xD
    viajar com os amigos é muito bom!! \o/

    ResponderExcluir